Sociedade Espírita

A Caminho da Luz

 

 

Relatório Anual das Atividades da Diretoria

Ano: 2016

 

INTRODUÇÃO

          De acordo com o Estatuto Social, capítulo VIII, artigo 35, letra “r”, a Diretoria desta Sociedade Espírita A Caminho da Luz apresenta o seu Relatório Anual, para apreciação e aprovação do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.

          O trabalho desenvolvido pela equipe de Diretores, Coordenadores de Departamentos e Responsáveis pelos Setores - que compõem as Diretorias desta Associação de forma integrada - resultou no bom andamento das atividades à que se propõem esta Sociedade, permitindo que se cumprissem, neste período, as finalidades de esclarecimento, auxílio mútuo e ao próximo, através do estudo, da divulgação e da vivência dos postulados espíritas.

          Buscando, cada vez mais, servir com bom ânimo e gratidão à Espiritualidade Maior, pela oportunidade de trabalho nesta Seara de Luz, a Diretoria desta Sociedade apresenta o Quadro Diretor, através do Organograma, bem como as atividades realizadas por cada uma das Diretorias no período compreendido entre outubro de 2015 e setembro 2016.

“A máxima lição da vida é o amor. Sem ele, os objetivos a alcançar perdem a finalidade, deixando a criatura à mercê das suas paixões inferiores.

O amor dilui as sombras dos sentimentos negativos, imprimindo o selo da mansidão em todos os atos. Ama, portanto, tudo e todos.”

Joanna de Ângelis, em  Vida Feliz

 

    

 

 

DIRETORIA ADMINISTRATIVA

1ª secretária: Cristina Gass Portela

2ª secretária: Margit Konrad

         

A Secretaria tem por função auxiliar a Presidência na execução das atividades de Administração da Sociedade, cumprindo as atribuições, tais como:

- Organização e manutenção do serviço da secretaria em ordem e em dia (chaves, calendários, listagens, material de expediente, entre outros);

- Recebimento, envio e arquivamento de correspondências;

- Atendimento via e-mail: envio e recebimento de correspondências, informações, solicitações;

- Redação e encaminhamento ao Presidente da correspondência a ser expedida;

- Elaboração e divulgação do Calendário de Atividades da Sociedade, buscando sincronia entre os calendários da FERGS e da UME Santa Cruz do Sul;

- Comunicação aos interessados das reuniões convocadas pela Diretoria ou pelo Presidente;

- Convocação mensal para as reuniões da Diretoria;

- Registro das reuniões da Sociedade em ata;

- Manter atualizada Planilha mensal da frequência dos sócios em Trabalho Público, Grupo de Estudos e Tesouraria;

- Manutenção atualizada do Quadro Social da Sociedade;

- Análise dos dados dos Associados para convites aos trabalhos;

- Elaboração anual dos Termos de Adesão ao Trabalho Voluntário;

- Renovação anual da documentação para participação junto ao COMDICA, para nos habilitarmos aos recursos da Nota Fiscal Gaúcha, bem como renovação da documentação necessária a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, para garantir o repasse dos recursos;

- Prestação de Contas junto a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, mensalmente;

- Reunião anual, em conjunto com a Diretoria Financeira, para orientação aos trabalhadores do setor;

- Elaboração do Relatório Anual das Diretorias para o Conselho Deliberativo;

- Auxílio ao Conselho Deliberativo na organização da Assembleia Geral.

- Atualização, em Planilha própria, de endereço, telefone e e-mail dos sócios da Sociedade;

- Trabalho conjugado com a Tesouraria.

- Quadro Social até setembro de 2016:

  • Sócios remidos: 15
  • Sócios efetivos:161
  • Sócios contribuintes: 330 (sendo 11 estudantes)
  • Total de sócios: 506

                                                                      

    

 

DIRETORIA CULTURAL

Diretora: Cenira Ferreira dos Passos

Adjuntas: Janete França Schulz e Maria AnaiTownsend

 

As atividades desenvolvidas por esta Diretoria foram:

- Planejamento e realização de reunião ordinária em 09 de março de 2016. Planejamento da próxima reunião desta Diretoria em novembro de 2016, envolvendo os trabalhadores da videoteca, círculo do livro, biblioteca e eventos;

- Organização de coffee break, no dia 26 e 27 de fevereiro 2016, por ocasião dos trabalhos com Francisco Ferraz e convidados;

- Organização de um coffee break para a equipe que participou da capacitação para evangelizadores, no dia 05 de março de 2016;

- Organização de minisseminário com Divaldo Pereira Franco no dia 05 de abril de 2016, com o tema Vida: Desafios e Soluções, nas dependências Inside. Esta organização incluiu hospedagem e alimentação da sua equipe, divulgação do evento, equipe de trabalho, venda de ingressos, acertos ao final do evento, entre outros;

- Junto com a Diretoria de Trabalhos Públicos Doutrinários, organizamos a confraternização entre os trabalhadores para comemoração do 72º aniversário da Sociedade Espírita “A Caminho da Luz”;

- Organização da palestra do Sr. Eduardo Guimarães no dia 06 de maio do corrente ano, que veio acompanhado do Sr. Teltz, de Santa Maria. Esta organização incluiu reserva de hospedagem, alimentação, divulgação do evento e equipe de trabalho;

- Realização de duas Feiras do Doce e Salgado, uma no mês de maio, no dia 07, onde arrecadamos R$ 5.200,00 (cinco mil e duzentos reais), e outra em 03 de setembro, onde arrecadamos R$ 4.510,00 (quatro mil quinhentos e dez reais). As Feiras de Doces e Salgados são realizadas com o intuito de angariar fundos para ajudar nas despesas da Sociedade Espírita A Caminho da Luz;

- Organização, no dia 21 de maio do corrente ano, de um coffee break para o palestrante Sr. Paulo Salermo e seus acompanhantes;

- Organização, no dia 02 de julho 2016, de um coffee break para o palestrante Dr. Gelson Luiz Roberto e convidados;

- Colaboração com a organização das sobremesas para o almoço da UME no dia 07 de agosto de 2016;

- Organizamos a vinda de Suely Caldas Schuber, nos dias 04 e 05 de setembro de2016. No dia 04, foi realizado minisseminário com tema Os Poderes da Mente, nas dependências da Sociedade Espírita A Caminho da Luz, aberto ao público, e no dia 05, foi realizado estudo sobre o livro Perturbações Espirituais, aberto somente para trabalhadores e participantes de grupos de estudos.  Esta organização incluiu a recepção a sua equipe, hospedagem, alimentação, divulgação do evento, equipe de trabalho;

- Confecção de 34 camisetas com o logotipo da Gentileza, ao custo de R$ 19,00 (dezenove reais). As mesmas estão sendo comercializadas por R$ 25,00 (vinte e cinco reais) as de mangas curtas, e R$ 30,00 (trinta reais) as de mangas longas;

- Aquisição de novas obras para a videoteca e biblioteca, sendo que estas estão catalogadas e organizadas em seus devidos lugares;

 - Foram feitos gravações, em DVDs e também MP3, de eventos e palestras realizados pela Sociedade Espírita A Caminho da Luz, confeccionados pela nossa colega e colaboradora Eliane Lopes. Muitos destes DVDs foram colocados à venda na Livraria Paulo de Tarso e locados na videoteca, sendo eles:

- Dimensões Espirituais do Centro Espírita - Silvia Paula Bittencourt

- Alcoolismo - Jorge Reis

- Amizade na Vida Conjugal – Enio Medeiros

- Passe - Enio Medeiros

- Conflitos Existências - Jorge Steffens

- Leis Morais - Bárbara Kunde

- Vitória Sobre a Depressão - Enio Medeiros

- Inimigos Desencarnados - Bárbara Kunde

- Distinção Entre Bons e Maus Espíritos Por suas Atividades - Enio Medeiros

- Pensamentos bem direcionados - Enio Medeiros

- Conflitos da Obsessão - Suely Caldas Schubert

- Todo o segundo sábado do mês, o Grupo tem realizado reuniões para determinar suas ações; neste ano de 2016, tivemos várias atividades de divulgação dos conceitos da Gentileza, a saber:

* Palestras nos Hospitais Santa Cruz, Ana Nery, de Candelária e do Vale do Sol;

* Palestras nas seguintes escolas: Educar-se (SCS); Dom Alberto (SCS), Mesquita (Vera Cruz), Petituba (SCS);

* Palestras com professores na cidade de Vale do Sol, Sobradinho e região, escola em Linha Pinheiral (SCS);

* Venda de Camisetas: Seminário do Divaldo, Congresso Médico- Espírita

* Visitas à empresas: Lisaruth, Mercur S/A, América Tampas, Muller Supermercados, Gazeta do Sul, Banco Sicredi;

- Teremos ainda o Movimento Você e a Paz em Dezembro.

 

    

 

DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA AOS NECESSITADOS

 Diretora: Aradi Vargas Linhares

Adjunta: Claudete Vargas da Silva

 

Esta Diretoria tem por finalidade assistir as famílias carentes, selecionadas conforme as necessidades de cada uma. Tem como objetivo assistir material e espiritualmente essas famílias, inclusive gestantes, doando enxovais e dando-lhes assistência espiritual.

- No segundo semestre de 2015, visualizando a grande necessidade das famílias terem acesso ao Atendimento Fraterno e ao Passe nos dias de trabalho e atendimento às mesmas, montamos mais duas equipes; da mesma forma, também visando melhor entendimento da Doutrina Espírita para famílias que chegam pela primeira vez à nossa Instituição, formamos a equipe de evangelização básica e devido ao aumento significativo de famílias chegando com extremas necessidades de alimentos, formamos a equipe de visitas aos lares, a fim de fazer um RX destas famílias, podendo assim atendê-los conforme suas maiores necessidades. Com esta organização, há um melhor desempenho do trabalho como um todo. As equipes estão formadas assim:

* Equipe da Evangelização das Crianças

* Equipe Evangelização Adultos

* Equipe de evangelização básica

* Equipe das Gestantes

* Equipe de atendimento fraterno

* Equipe de passes

* Equipe dos Calçados

* Equipe de utensílios

* Equipe da Roupa

* Equipe da biblioteca

* Equipe do Acolhimento

* Equipe da Sopa e de alimentos

* Equipe de visitas aos lares

- Além das atividades já desenvolvidas nos anos anteriores, com a organização das equipes, esta Diretoria trabalha em conjunto com outros instituições da comunidade de Santa Cruz do Sul, como a Unisc, a Prefeitura Municipal e o SENAC e SENAI, podendo assim encaminhar as famílias aos departamentos que possam suprir-lhes as necessidades, facultando-lhes a promoção social. Com isso, conseguimos integrar duas jovens ao programa menor aprendiz do SENAI no curso de Auxiliar Administrativo;

- Este ano, em virtude do extremo frio atípico do inverno, fizemos 5 distribuições de roupas e calçados para as famílias cadastradas, no dia 08 de dezembro do ano passado, tivemos o encerramento com as famílias, no dia 15 de dezembro de 2015 fizemos confraternização com os trabalhadores da Diretoria da Assistência aos Necessitados; fizemos então um pequeno recesso e retornamos as atividades com as famílias dia 05 de janeiro de 2016, trabalhando em janeiro e fevereiro somente a cada 15 dias, em virtude do calor e da dificuldade das famílias comparecerem às atividades todas as terças-feiras. Voltamos as atividades normais a partir de março, quando fizemos a doação de material escolar recebido de doações de trabalhadores, atendendo, assim, as 57 crianças e jovens em idade escolar com os kit básicos (cadernos, lápis, borracha, canetas, lápis de cor, canetas hidrocor, etc....)

- Dia 03 de maio realizamos o módulo de capacitação de trabalhadores, conseguindo engajar 4 novos trabalhadores para integrar as equipes. Além disso, ao longo do ano, fizemos reuniões mensais com as equipes para melhor desempenho do trabalho, definindo toda a primeira terça-feira do mês como momento para uma troca de ideias entre equipes.

- A partir do mês de julho, começamos a receber gratuitamente 550 pães da panificadora SuperPan, de Rio Pardo, para distribuição no dia da sopa,

- Culminamos com uma média/ano de 48 famílias atendidas, com percentual de frequência entre 75% a 100%. Atualmente, temos 73 famílias cadastradas, que recebem roupas, calçados e utensílios para todos familiares. Também móveis doados são repassados às famílias, de acordo com a lista de espera.  Em média, 45 famílias recebem um balde de sopa e 12 pães na última terça-feira de cada mês. Para que recebam a sopa, devem ser assíduas nos estudos com temas pertinentes a educação moral de acordo com o Livro dos Espíritos e obras complementares. As demais famílias aguardam em lista de espera.

- As famílias que vem à nossa Instituição pela primeira vez são encaminhadas, primeiramente, para uma entrevista com a Equipe de Acolhimento, onde relatam suas reais necessidades. Então, é feito o cadastro e as mesmas são encaminhadas para o Grupo de Estudos básico, que oferece três temas de estudos:

1- Evangelho no Lar, O que é Espiritismo, Diferenças de Espiritismo e Espiritualismo, Encarnação e Reencarnação;

            2- Dimensões Espirituais da Casa Espirita;

3- Parentela Corporal e Espiritual e Ingratidão dos Filhos e os Laços de Família, sendo que, se desejarem continuarem nos estudos regulares, alguns casos são encaminhados primeiro ao Atendimento Fraterno, se estas assim desejarem. As crianças participam da Escola do Evangelho, com os mesmos temas relacionados ao estudo das famílias, adequando o estudo à idade das mesmas;

- Também durante o ano, disponibilizamos às famílias a oportunidade de assistir filmes relacionados à Doutrina Espírita. O Círculo do Livro tem hoje um acervo de 125 obras espíritas para adultos e 24 obras espíritas infantis, além de 80 revistas espíritas. Entre estes livros, temos novos e usados, recebidos de doações de trabalhadores da Sociedade Espírita À Caminho da Luz. No dia 21 de setembro último, ficou definido em Reunião de Diretoria que poderíamos montar uma videoteca para as famílias com DVD’s doados que sobram da videoteca da Diretoria Cultural;

- As equipes estão assim formadas:

* Acolhimento:

Coordenadora: Chalma Inês Marques Dutra

Colaboradores: Elaine Vargas Sgarioni, Maria Cristina Hintz

* Atendimento Fraterno:

Atendentes: Ivo Lair Hagemann e Noeli Cariboni

* Passes:

Dirigente de passes: Maria Anai Townsend e Noeli Cariboni

Passistas: Cilon Nunes, Elaine Vargas Sgarione, Simonela Marques Ribeiro, Simone Sulzbacher

* Evangelização das Famílias:

Coordenador: Cilon Nunes

Evangelizadores: Maria Anai Townsend, Simone Sulsbacher, Evelise Bentacourt, Cristiane Pedroso e Cilon Nunes

* Evangelização de Crianças e Jovens:

Coordenadora e Evangelizadora: Aline Swarowsky,

Evangelizadora: Zilá Garibaldi

Equipe de Evangelização Básico:

Coordenadora: Simonela Marques Ribeiro

Colaboradores: Susana Hoffmann, Mônica Lovato.

* Equipe da Biblioteca:

Coordenadora: Cristiane Pedroso

* Equipe de Atendimento as Gestantes:

 Coordenadora e evangelizadora: Maria Anai Townsend

* Equipe da Roupa:

 Coordenadora: Simone Sulzbacher

 Colaboradoras: Mônica Lovato, Noeli Cariboni, Ione Rosa dos Santos, Marisa Moraes da Silva.

            * Equipe de Calçados:

 Coordenador: Cilon Rocha Nunes

 Colaborador: Silvênia Helfer

            * Equipe de Utensílios:

             Coordenadora Utensílios: Evelise Bentancour

             Colaboradora: Mônica Lovato

- Recebimento e doações efetuados no período de 1º de outubro de 2015 a 30 de setembro de 2016:

* Setor de vestuário:

- Recebidas: 5.674peças

- Saldo anterior: 506 peças

- Doados: 4.151 peças

- Saldo atual: 2.029 peças

* Destino das Doações:

- Assistidas da “Á Caminho da Luz”: 1.902 peças

- Sociedade Espírita Amor, Fé e Caridade – Pântano Grande: 1.079 peças

- Safristas Alliança One: 165 peças

- Educandário Thales Theisen: 35 peças

- Brechó Educandário Thales Theisen: 27 peças 

- Alegrete: 943 peças

* Setor de calçados:          Saldo anterior: 60 pares

               Calçados recebidos: 974 pares

               Calçados doados: 732 pares

               Saldo atual dos calçados: 302 pares

* Setor de utensílios:         Saldo anterior: 46 unidades

                                       Utensílios recebidos: 804unidades

                                       Utensílios doados: 681 unidades

                                       Saldo atual de utensílios: 169 unidades

* Doações de móveis, eletrodoméstico recebidos e repassados: 37 unidades;

* Recebidos e repassados: 45 cobertores, 7 edredons, 42 toalhas, 56 lençóis, 18 almofadas, entre outros.

* Foram doadas 27 obras do Evangelho Segundo o Espiritismo às famílias que participaram do estudo.

* Quantidade de materiais de higiene e alimentos recebidos neste período:

Alimentos: 816 itens

                    Leite: 128 litros      

                    Azeite: 49 litros

Fraldas: 382 unidades

Material de Higiene: 20     

* Quantidade de materiais de higiene e alimentos doados no período:

             Alimentos: 419 itens

                    Leite: 89 litros

                    Azeite: 19 litros

                    Fraldas: 364 unidades

 Material de higiene: 6 unidades

*Saldo atual:

              Alimentos: 397 itens

                    Leite: 39 litros.

                    Azeite: 30

                    Fraldas: 18 unid.

              Material de Higiene: 14 itens

* Valores recebidos no período: R$ 1.070,00

* Despesas contabilizadas no período com: gasolina para as visitas aos lares, gás, Evangelhos (livros), medicação, plásticos, alimentos, mamadeiras, fraldas, caixas de papelão, materiais para artesanato, chaves para os armários: R$ 962,79. Assim, o saldo atual é de R$ 107,21.

 

“O objetivo da assistência social espírita não é, portanto, como muitos pensam, tão somente saciar corpos perecíveis, mas iluminar consciências, formar indivíduos saudáveis do ponto de vista físico, psicológico e espiritual, fazer homens de bem, porque o homem que se ilumina conquista a ordem e a harmonia para si mesmo" (O Consolador, item 234).

    

 

DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

Diretora: Eliane da Silva Lopes

Adjunta: Rosane Schlosser Junges

Abrangência

Esta Diretoria abrange 03 (três) Departamentos:

  1. Departamento de Atendimento Fraterno
  2. Departamento de Fluidoterapia
  3. Departamento de Educação e Prática da Mediunidade
  1. DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO FRATERNO

Principais Acontecimentos do Departamento de Atendimento Fraterno

  1. Fizemos visitas em cada dia de trabalho, conversando com os coordenadores do Atendimento Fraterno e trabalhadores do setor para esclarecimentos pertinentes ao trabalho;
  2. Número de atendimentos no período: 1.563
  3. Número de atendentes atuantes: 37
  4. Número de coordenadores atuantes: 11
  5. Fizemos módulo para Atendimento Fraterno, onde 12 pessoas se prepararam e agora fazem estágios no setor. Foram 3 dias de módulo: dias 06, 13 e 27 de julho de 2016.

       2. DEPARTAMENTO DE FLUIDOTERAPIA

Este Departamento é constituído de:

2.1 – Setor de Fluidoterapia

2.2 - Setor de Irradiação para Encarnados

Principais acontecimentos do Departamento de Fluidoterapia:

a) Foram ministrados 3.054 passes no período de 1º de outubro de 2015 até 30 de setembro de 2016;

b) Conta com 28 passistas e 7 dirigentes de passes;

c) Fizemos módulo de passes em 13 de abril de 2016.

 

Principais acontecimentos do Setor de Irradiação:

a) Contamos com 4 coordenadores neste Setor. Dois coordenadores atuam nas quintas-feiras, das 14 às 14h30, e dois nas sextas-feiras, das 18h às 18h30;

b) Contamos com uma equipe de 3 grupos de pessoas para aplicar Passes em trabalhadores que não podem vir até a Instituição por motivos de saúde, Sendo 3 dirigentes e 6 passistas no total. Cada grupo é formado por 1 dirigente e 2 passistas.

c) Foram aplicados 96 Passes no período de 30 de setembro 2015 a 30 de agosto de 2016.

 

        3. DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE

Este Departamento é constituído de Reuniões de Atendimento Fraterno aos Desencanados Educação aos Médiuns através da Prática Mediúnica (Reuniões Mediúnicas);

Existem na Sociedade 04 (quatro) grupos mediúnicos sendo os dirigentes abaixo, responsáveis pelos mesmos:

  1 - Enio Medeiros, com 12 participantes

  2 - Jorge Cerva, com 05 participantes

  3 - Jorge Steffens, com 12 participantes

  4 - Marli Garibaldi, com 10 participantes

 

    

 

DIRETORIA DE TRABALHOS PÚBLICOS DOUTRINÁRIOS

Diretora: Fernanda Brandt

Adjunta: Elaine Vargas Sgarioni

- São auxiliares nas tarefas desta Diretoria:

Nivalda Steffens – cronograma palestras

Júlio Tatsch – cronograma de escalas

Catiúscia Nagel – coordenadora Escola do Evangelho, com a assistência de Alessandra Vargas da Silva.

 

- Foi realizada reunião geral desta Diretoria no dia 02 de abril de 2016;

- Em setembro do corrente ano, houve troca de diretora: Fernanda Brandt passou para Vani Rehbein;

- Há programação para nova reunião geral da Diretoria em 29 de outubro de 2016.

- No Setor de Palestras Públicas Doutrinárias, tivemos:

* Inclusão de um novo expositor para as Palestras Públicas: Miriam Ester Theisen

* Pedido de suspensão nas escalas das palestras: Marli Garibaldi

* 13 trabalhadores no total (1 suspenso)

*Iniciamos proposta para convidar palestrantes de outros Centros Espíritas, com objetivo de integrarmos as casas espíritas e proporcionar aos trabalhadores a oitiva de outros irmãos da doutrina:

- 22 de Janeiro - Paulo Bittencourt (Venâncio Aires)

- 21 de Maio – Paulo Salerno (Porto Alegre)

 - 27 de Fevereiro - Francisco Ferraz Batista (Curitiba – PR), para a abertura dos Grupos de Estudos

- 05 de abril - Divaldo Franco – (Salvador – BA)

- 06 de Maio - Eduardo Guimarães (Niterói – RJ), por ocasião da Semana Espírita promovida pela UME – União Municipal Espírita de Santa Cruz do Sul

- 14 e 15 de Setembro - Suely Caldas Schubert

 

- No Setor de Abertura dos Trabalhos Públicos, tivemos: 

             * Inclusão de 06 novos trabalhadores: Carina Correa Krainovic, Ledi Freitas, Mara T. Eichelberger, Narjara T. Kipper, Wagner M. Costa, Diogo Krainovic

             * Saída de 2 trabalhadores: Eliane S. Lopes; Marli Garibaldi

             * 22 Trabalhadores no total

- No Setor de Direção Geral, temos:

* Inclusão de 01 novo trabalhador na direção geral: Júlio Tastch

* Saída de 4 trabalhadores: Nádia Baron Ricachenevski, Clivan Vivan, Ledi Freitas, Sérgio Schultz

* 14 trabalhadores no total

 

- No Setor de Recepção, temos:

* Inclusão de 07 novos trabalhadores na recepção: Adriana Couto; Maslova Steffens, Ronimar Barros, Paulo Rogério Diehl, Marlise Frantz, Juliana Meireles, Cristiane M. Pedroso

* Saída de 3 trabalhadores: Alessandra Nogueira, Juliana Meireles, Nádia Baron Ricachenevski

* 21 trabalhadores no total

- No Setor da Escola do Evangelho, temos:

* Inclusão de 03 novos trabalhadores: Catiuscia Nagel, Ana Paula Bittencourt Pereira, Juliana Meireles

* Saída de 8 trabalhadores: Cristiane Ehbling, Luiz Nei Pereira, Odete D. Marchesan, Silvio Orlandi, Vani Beatriz Rehbein, Vitória L. Wagner, Lucas Flores Azeredo, Mara T. Eichelberger

* 10 trabalhadores no total

* A Escola do Evangelho passou a ter acesso a biblioteca da Evangelização, para fins de utilização pelos evangelizadores durante as aulas, para contação de histórias;

* Projeto de motivação para busca de novos evangelizadores: realizadas fotos dos trabalhos da Escola do Evangelho, ques serão passadas para o Departamento de Comunicação para confecção de slides (fotos+frases motivadoras) para serem exibidas no projetor antes do início dos Trabalhos Públicos (palestras) - em fase de execução.

 

    

 

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Diretora: Priscila Midon

Adjunto: Sergio Luiz Schulz

  1. Elaboração semanal da Newsletter da Sociedade Espírita, contendo notícias das Diretorias para os Trabalhadores e participantes de Grupos de Estudos (feitos pelo trabalhador Sergio Schulz);
  2. Atualização das palestras e notícias no portal da Sociedade Espírita A Caminho da Luz (feitas pela empresa Tecnicorp, uma vez que neste ano o trabalhador Maiquel Baierle deixou de exercer estas atividades de atualização do site);
  3. Elaboração e impressão dos cartazes das Palestras Públicas, além de todos os cartazes de divulgação dos eventos da Sociedade Espírita;
  4. Elaboração e organização dos PPS exibidos antes dos Trabalhos Públicos (palestras), feitos pelo trabalhador Sergio Schulz.

 

    

DIRETORIA DE EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

 Diretora: Izabel Cristina Ortiz Adam

Adjuntas: Mara Eichelberger e Mara Dutra Fagundes

- O ano de 2016 iniciou de forma harmônica, o quadro de Evangelizadores manteve-se completo, e todos mostravam-se bastante motivados e comprometidos com o trabalho a ser realizado;

- No mês de fevereiro, os Evangelizadores escreveram e enviaram cartinhas pelo correio para cada um dos Evangelizandos (crianças e jovens), convidando-os e estimulando-os para o retorno às aulas;

- Nos meses de janeiro e fevereiro, a Diretoria manteve diversas reuniões, com o objetivo de organizar a grade de assuntos a serem trabalhados de modo processual com o grupo de pais; buscou-se, da mesma forma, planejar as Boas Vindas aos Evangelizadores, Evangelizandos e familiares e o Projeto Quero Mais, de modo que a programação estivesse articulada e em consonância com a proposta de trabalho que se realizaria ao longo do ano; também foi planejado a realização de dois encontros com os Evangelizandos via UME, a pedido desta última;

- No dia 05 de março aconteceu o primeiro momento do encontro com os Evangelizadores em nível de UME, junto a Sociedade Espírita a Caminho da Luz, com o tema “Evangelizar – A Arte do Re-Encontro”, cujo objetivo foi levar o grupo a refletir sobre vivências pretéritas e presentes junto a Seara do Mestre Jesus, buscando assim fortalecer o Espírito para lograr êxito na superação dos desafios;

- O ano letivo iniciou no dia 12 de março para as crianças e pais, e 15 de março para os jovens; o primeiro dia da crianças foi preparado pelos Evangelizadores com muito esmero e carinho; o saguão e salão foram enfeitados com balões, faixas de boas vindas e as famílias foram recebidas com alegria e muita música; Nivalda e Izabel ficaram encarregadas da parte musical do evento; após as boas vindas e prece de abertura, as crianças foram para as salas conhecer os seus Evangelizadores e os pais permaneceram no salão para recados e combinações importantes para o ano referente às atividades de Grupo de Pais. Na sequência, as atividades continuaram no salão com a dinâmica das palavras que se completam num powerpoint com a imagem de Jesus; a manhã foi encerrada com música, alegria e  integração;

- A obra Perturbações Espirituais de Manoel Philomeno de Miranda/ Divaldo Franco foi sugerida para estudo no Trocando Ideias; os capítulos sugeridos foram:

DATA

TEMA

O2 de abril

Capítulo I. Intercessão Providencial

07 de maio

Capítulo II. Planejamentos Socorristas

04 de junho

Capítulo III. Atendimento de emergência

02 de julho

Capítulo IV: Os desafios prosseguem

30 de julho

PREPARAÇÃO DO QUERO MAIS

Organização do calendário de reunião de pais

03 de setembro

Capítulo V: Enfrentamentos Iluminativos

01 de outubro

Capítulo VI: Restabelecendo a dignidade

05 de novembro

Capítulo VII: Perspicácia das trevas

- Em alguns meses não conseguimos fazer o estudo da obra em função da demanda de combinações e ajustes. Houve falta de comprometimento por parte de alguns Evangelizadores em relação à presença no Trocando Ideias;

- O primeiro Trocando Ideias ocorreu no dia 02 de abril; os Evangelizadores foram conduzidos do salão até a sala 20 de olhos vendados, dinâmica que teve como objetivo refletir sobre como confiamos no companheiro de equipe, como confiamos na Espiritualidade que nos conduz. Em seguida foi passado um power point sobre “A arte da Imperfeição”, seguido de um diálogo fraterno sobre os aspectos positivos e negativos do ano anterior. Cada Evangelizador construiu um barquinho de papel em que registrou nele seu desejo e objetivos para a Evangelização ao longo do ano, ao som da música “Pescador de Homens”. Encerramos o Trocando Ideias com o power point “Armas ou Sementes”,  seguido do estudo da obra escolhida. A partir de então, o encontro foi mensal, das 8h às 9h45, com assuntos gerais e troca de experiências. Aproveitamos, também, para rever os temas trabalhados, fazendo ajustes ao programa, buscando novos temas para contemplar as necessidades do novo perfil de crianças e jovens que chegam à Evangelização.

- O programa do Grupo de Jovens 1 e 2 foi reformulado para o formato de módulos. Cada módulo apresenta um tema gerador que é desenvolvido, dentro do mês, através de subtemas.

- Neste ano, recados foram enviados via e-mail e também através do grupo fechado de evangelizadores no facebook e whatsapp;

- Os Evangelizadores criaram grupos de Whatsapp por turma, para troca de vivências com os pais, mantendo-os, desta forma, informados sobre os conteúdos a serem trabalhados e/ou que foram trabalhados em sala de aula;

- No início das atividades dos sábados, é colocado um áudio de música espírita, com o objetivo de asserenar Evangelizadores, crianças, jovens e famílias, preparando-os para a atividade que segue;

- No mês de maio, as turmas de Jovens 1 e 2 participaram do projeto “Jovens em Ação”, que teve como objetivo levar à população santa-cruzense mensagens de otimismo e esperança, no sentido de alterar o padrão mental e vibratório; no dia 10 de maio, terça-feira, os jovens distribuíram, nas praças da cidade e shoppings, vasinhos com flor e uma mensagem de otimismo. Ao retornar à casa espírita, fizemos um diálogo sobre a sensação que cada um teve com essa ação;

- Os jovens marcaram presença na 9ª Semana Espírita, através da produção de um vídeo sobre os “Jovens e a Nova Era”. O vídeo foi apresentado num dos momentos da Semana Espírita;

- As trabalhadoras Vani Batriz Rehbein, Seloni Bastos da Silva e Priscila Midon auxiliam na Biblioteca. Os Evangelizandos e pais assinaram Termos de Compromisso validando o cuidado que deveriam ter com as obras que levariam para a casa por uma semana. Os livros estão fichados e catalogados, expostos na Casinha da Feria do Livro nos dias da Evangelização. A Biblioteca dos Evangelizadores está sob a responsabilidade da Diretoria da Evangelização. Na Biblioteca da Juventude, é a trabalhadora Priscila Midon que organiza as obras na Casinha, para que os jovens possam ver, retirar e entregar os livros nos dias de estudos;

- Atualmente, o quadro da Evangelização está assim organizado, sendo que duas (02) Evangelizadoras participam do Grupo de Jovens:

  • Maternal: Liliane Cunha, Eliana Baumhardt e Catiúscia Nagel
  • Jardim: Aline Swarowski, Alessandra Vargas da Silva e Jéssica Brandt
  • 1º Ciclo: Ana Paula Bittencourt Pereira, Cenira Passos e Vitória Luiza Wagner
  • 2º Ciclo: Samuel Oliveira Santos, Daniela Couto Nobre, Lair Lourenço e Tiago Cunha
  • 3º Ciclo: Claus Lau e Silvio Cesar Orlandi
  • Jovens 1: Cintia Maria Silva da Silva, Karini Wilke Pens e Arilson Ricardo dos Santos
  • Jovens 2: Priscila Midon e Rosane Lacerda
  • Grupo de Pais: Carina Lima Corrêa Krainovik

Temos atualmente o quadro que segue:

 

 

- Nos dias 23 e 30 de julho tivemos um recesso, e no dia 06 de agosto, tivemos o Projeto Quero Mais, das 10h às 11h30min, junto a Sociedade Espírita A Caminho da Luz. Na ocasião, foi trabalhada a proposta de trazer a música espírita para a Evangelização; para tanto, foram organizadas 5 oficinas de 5 diferentes instrumentos musicais, a serem construídos pelas crianças e famílias, com material de sucata e, ao final, todos se reuniram no salão para cantar a música Baum Baum. A alegria e o clima harmônico da convivência fraterna imperou entre os participantes;

- Retornamos às aulas do 2º semestre no dia 06 de agosto com a Infância e Grupo de Pais, e dia 09 de agosto com a Juventude;

- No dia 06 de setembro, aconteceu o segundo momento do encontro com os Evangelizadores em nível de UME, junto a Sociedade Espírita Francisco Cândico Xavier, com o tema “Evangelizar – A Arte do Re-Encontro”. O objetivo foi proporcionar ao grupo uma roda de conversa sobre as vivências junto ao compromisso de evangelizar, criando assim um momento de trocas e fortalecimento entre os trabalhadores das Casas Espíritas, sempre com o intuito de fortalecer o Espírito para lograr êxito na superação dos desafios junto a Seara do Mestre, compromisso este que não vem de hoje;

- Planejamos reuniões com os Pais de todas as turmas, conforme segue cronograma. Muito embora a tecnologia nos permitiu maior aproximação com os pais através dos grupos de faceboock e whatsapp, considerou-se que os encontros presenciais constituem-se momentos importantíssimos e percebemos a grande alegria e contribuição dos Pais neste momento conosco; os grupos em já houve a reunião, conforme cronograma, relataram a importância da Evangelização na formação moral dos filhos e como esse trabalho se reflete nas atitudes dos filhos em casa e na escola;

CALENDÁRIO DE REUNIÕES DE PAIS:

                    - 10 de setembro: JARDIM

                    - 13 de setembro: JOVENS 2

                    - 24 de setembro: MATERNAL

                    - 01 de outubro: 1º CICLO        

                    - 08 de outubro: 2º CICLO                                

                    - 15 de outubro: 3º CICLO

- No dia 17 de setembro, tivemos a participação dos Pais na turma, em aula sobre o Evangelho do Lar;

- Tivemos a participação dos Jovens auxiliando em eventos, como na confecção da decoração, ornamentação do espaço e participação ativa nas atividades:

  • Almoço Beneficente da UME, na Bierhaus, no mês de agosto;
  • Recepção no Minisseminário com de Divaldo Franco em 05 de abril;

- Na mesma linha do ano passado, foram realizados encontros com Palestrantes da Casa Espírita e externos para um “bate-papo” com a Juventude sobre temas atuais e que fazem parte do cotidiano deles:

  • Ênio Medeiros: 17 de maio – Tema: Fluidos
  • Bárbara Kunde: 09 de Junho – Tema: Mediunidade
  • Gelson Luis Roberto: 02 de julho – Tema: Sonhos
  • Silvia Bittencourt: 09 de agosto - Tema: Sexualidade
  • Carmen Bender: 20 de setembro – Tema: Vazio existencial e Medo

Próximos encontros:

  • Jéssica Brandt – Tema: Dinâmica do Perdão
  • Jaqueline Medeiros - Tema: Família

- Durante o segundo semestre, o DIJ da A Caminho da Luz participou de diversas reuniões com representantes do DIJ/UME para planejar a organização do Encontro Cultural através de um novo formato. Elaborou-se então um projeto com o objetivo de trazer a música para o Encontro, trabalhando através da música o tema proposto “Meu Fardo é Leve, A Escolha é Tua”. O projeto previu 5 oficinas de confecção de instrumentos musicais de sucatas (Tambor, Chocalho, Pau de Chuva, Castanhola e Piano de Garrafas), sendo que cada oficina dispunha de 3 oficineiros previamente capacitados para conduzir os trabalhos. Na chegada, as famílias escolhiam a oficina que gostariam de participar e assim confeccionavam seus instrumentos e, após, todos juntos no auditório entoavam canções espíritas como uma grande orquestra filarmônica do Bem. O resultado foi um momento ímpar de alegria, leveza e beleza. Acordou-se também que a cada ano uma Casa assumirá a responsabilidade pelo trabalho, sendo que neste ano A Caminho da Luz assumiu o compromisso de implementar a nova ideia, que foi um sucesso;

- No mês de setembro, os Evangelizadores estiveram engajados no desenvolvimento do 16º Encontro Cultural do DIJ/UME, que aconteceu no dia 25 de setembro, na Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich, em Santa Cruz do Sul. Foram divididos em oficinas de confecção de instrumentos musicais de sucatas e se dedicaram muito a este trabalho. As peças decorativas do evento foram confeccionadas pelas crianças e jovens, sob a supervisão e orientação dos Evangelizadores;

- Ao longo do Ano de 2015 e durante o primeiro semestre de 2016 o DIJ esteve também bastante engajado no projeto de captação de recursos junto ao COMDICA, sendo que em setembro, foram recebidos os equipamentos advindos deste recurso (instrumentos musicais e outros) que muito enriquecerá o trabalho da Evangelização;

- O DIJ tem participado ativamente de reuniões com representantes do DIJ/UME para organizar a participação dos jovens junto ao CONJERGS – Encontro de Jovens Espíritas, que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro de 2016, na cidade de Santa Maria. Este ano teremos a participação de 10 jovens e 2 evangelizadores;

- No dia 01 de outubro, à tarde, o DIJ, através das Diretoras, Evangelizadores e Jovens, participará, conjuntamente com o DIJ/UME e Jovens e Evangelizadores de outras Casas Espíritias, de uma capacitação pré-Conjergs, que acontecerá junto a Sociedade Espírita A Caminho da Luz;

- Em novembro, pretendemos realizar avaliações com os pais do Grupo de Pais, a fim de obtermos feedback para análise do trabalho;

- No dia 26 de novembro faremos a confraternização da Evangelização. O local e horário ainda não estão definidos.

 

A verdade é Luz. Somente o coração alimentado de amor e o cérebro enriquecido de sabedoria podem refletir-lhe a grandeza.” Emmanuel

 

    

 

DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

Diretora: Silvia Maria Marques Ramos

Adjunta: Jaqueline M. O. Medeiros

  1. COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA

1.1       Coordenação por dia de Estudo:

            Quartas-feiras – Aradi Linhares e Maria Anaí F. Towsend

            Quintas-feiras –Dulci Alma Hohgraefe, Nádia Ricachenevski e Silvio Orlandi

        Sábados – Marli Garibaldi e Silvia Marques Ramos

1.2       Equipe de Passes:

  • Quartas-feiras:

Dirigentes: Enio Frederico Medeiros e Maria Antonieta Pfulg

Passistas: Rejane Sbaraini e Maria Anaí F. Towsend

  • Quintas-feiras:

Dirigentes: Silvia Bittencourt e Régis Viña

Passistas: Priscila Midon e Simone Welker

  • Sábados:

Dirigentes: Miriam Theisen e Silvia Marques Ramos

Passistas: Claus Lau e Eroni Castro

 

1.3     Planilhas Frequência/Chamadas: Silvio Orlandi

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

- Durante o exercício 2015/2016, esta Diretoria desenvolveu as seguintes atividades:

  • Encerramento para todos os integrantes dos grupos: convidamos os Trrabalhadores Silvia Bittencourt e Enio Medeiros para uma explanação em conjunto na quinta-feira à noite, às 19h, ficando para os demais dias para em grupo definirem em conjunto como utilizariam para estudo, podendo fazer uma revisão, avaliação;
  • Os estudos de verão nos meses de janeiro e fevereiro, nas quartas-feiras (tarde) e nas quintas-feiras (noite) iniciaram em 13 de janeiro de 2016, tendo em média 20 participantes nas quartas-feiras à tarde e 60 participantes nas quintas-feiras à noite.

 

DIRIGENTES

DATA/TURNO

TEMAS

 

Eliane Lopes

13/01

Quarta-feira – 14h

O Sermão do Monte –

Livro: Boa Nova – cap. 11- Esp. Humberto de Campos – Francisco Cândido Xavier

Silvia Bittencourt

14/01

Quinta-feira – 19h30

Iluminação Interior

Livro: Iluminação Interior – Esp. Joanna de ângelis – Divaldo Pereira Franco

Miriam Theisen

20/01

Quarta-feira – 14h

Esquizofrenia, Autismo e Epilepsia– Livro: Triunfo Pessoal Esp. Joana de Angelis – Divaldo Pereira Franco / Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos – Esp. Manoel Philomeno de Miranda -Divaldo Pereira Franco

Barbara Kunde

21/01

Quinta-feira – 19h30

Terapia do Perdão

Livro: Libertação pelo Amor – Esp. Joanna de Ângelis – Divaldo Pereira Franco

Jorge Reis

27/01

Quarta-feira – 14h

Lei de Amor, Justiça e Caridade

Livro: Livro dos Espíritos – Leis Morais da Vida – Joanna de Ângelis – Divaldo Pereira Franco

Jorge Stefens

28/01

Quinta-feira – 19h30

A Gentileza e a Nova Era

Livro: Amanhecer de Uma Nova Era - Esp. Manoel Philomeno de Miranda - Divaldo Pereira Franco

Marli Garibaldi

03/02

Quarta-feira – 14h

Vitória sobre a Depressão

Livro: Vitória sobre a Depressão - Esp. Joanna de Ângelis – Divaldo Pereira Franco

Enio Medeiros

04/02

Quinta-feira – 19h30

Perturbações Espirituais

Livro: Perturbações Espirituais - Esp. Manoel Philomeno de Miranda - Divaldo Pereira Franco

Isabel Adam

10/02

Quarta-feira – 14h

Drogas, Àlcool e

Problemas Psicológicos”

Livro: Conflitos Existenciais - Joanna de Ângelis – Divaldo Pereira Franco

Carmem Bender

11/02

Quinta-feira – 19h30

Os Milagres e as Curas de Jesus       Livro: A Gênese

Nadia Ricachenevsky

17/02

Quarta-feira – 14h

Sublime Encantamento

Livro Vivendo com Jesus – Esp. Amélia Rodrigues – Divaldo Pereira Franco

Cristina Portela

18/02

Quinta-feira – 19h30

Pensamento e Vida

Livro: Pensamento e Vida – Esp. Emmanuel – Francisco Cândido Xavier.

 

  • Divulgou e incentivou todos os trabalhadores e público em geral a participarem dos Estudos Sistematizados, que iniciaram nos dias 02 de março (quarta-feira, das 14h às 15h30), 04 de março (quinta-feira-feira, das 19h às 20h30) e 5de março (das 17h30 às 19h), enfatizando a necessidade da preparação individual para o trabalho, buscando conscientizar cada integrante de importância e contribuição para o esclarecimento de si próprio e dos desencarnados;
  • Alterou o nome para facilitador, em vez de dirigente de Grupo de Estudos, visando esta alteração tornar os Grupos de Estudos mais interativos, onde os aluno participa mais, dividindo temas entre os participantes;
  • Para abertura dos Estudos, convidamos o palestrante e conhecedor da Doutrina Espírita Francisco Ferraz Baptista, falando sobre a importância dos estudos, em 27de fevereiro de 2016;
  • Realizou reuniões com facilitadores e coordenadores para as devidas orientações e trocas de ideias, para melhor condução da tarefa que todos estavam dispostos a assumir;
  • A Diretoria de Estudos, em 2016, com o auxilio do trabalhador Silvio Orlandi desenvolveu um sistema para controle de frequências, chamadas e justificativas;
  • A Diretoria alterou o procedimento em relação as faltas justificadas, considerando como falta, e iniciando uma maior conscientização sobre reduzirmos as faltas nos estudos;
  • Acompanhou durante o ano as aulas dos diversos Grupos de Estudos através de visitas, bem como promoveu o diálogo e troca de ideias entre todos, utilizando uma avaliação em formato de mesa redonda, onde o principal objetivo é a melhora continua do estudo;
  • Organizou o Estudo de Inverno, onde foram convidados os facilitadores Enio Medeiros, Jorge Steffens e Marli Garibaldi para condução do estudo conjunto nos dias 06, 07 e 09 de julho, com o tema “Mediunidade - Desafios e Bênçãos”, da obra de mesmo nome, do Espirito Manoel Philomeno de Miranda e psicografia de Divaldo Pereira Franco;
  • Agendamos para 22 de outubro de 2016, às 13h30 a aula prática do grupo Livro dos Médiuns, a fim de que os estudantes assistam um trabalho mediúnico, visando uma maior compreensão dos temas estudados durante o ano, conforme consta no programa de estudos;

GRADE DE FACILITADORES

  • Grupo de Estudos Livro dos Espíritos I

DIAS

HORÁRIO

COORDENADORES

PARTICIPANTES EM SET/2016

Quarta-feira

14h

Izabel Adam / Mara Eichelberger

46

Quinta-feira

19h

Silvia Bittencourt/ Nádia Baron Ricachenevsky

94

Sábado

17h30

Silvia Ramos / Diogo Krainovic

22

 

  • Grupo de Estudos dos Livros dos Espíritos II

DIAS

HORÁRIO

COORDENADORES

PARTICIPANTES EM SET/2016

Quarta-feira

14h

Jorge Reis / Nivalda Stefens / Ilza Alves

25

Quinta-feira

19h

Régis Vinã / Priscila Midon

42

Sábado

17h30

Carlos Francisco Junges / Rosane Beatriz Schlosser Junges / Ilidio Teixeira Filho

14

 

  • Grupos de Estudos do Livro o Evangelho Segundo o Espiritismo

DIAS

HORÁRIO

COORDENADORES

PARTICIPANTES EM SET/2016

Quarta-feira

14h

Malca M.Motta / Neida Barros / Helena Beatriz Porto

14

Quinta-feira

19h

Braulo Job / Cilon Nunes / Claudete Vargas

45

Sábado

17h30

Miriam Theisen / Carina Correa

11

 

  • Grupos de Estudos do Livro dos Médiuns

DIAS

HORÁRIO

COORDENADORES

PARTICIPANTES EM SET/2016

Quarta-feira

14h

Enio Medeiros/ Jeferson Leonardo

27

Quinta-feira

19h

Bárbara Kunde* / Milton Bender

29

Sábado

17h30

Marli Garibaldi / Adriana Couto

9

* Setembro pediu afastamento por questões profissionais

  • Grupos de Estudos do Livros A Gênese

DIAS

HORÁRIO

COORDENADORES

PARTICIPANTES EM SET/2016

Quarta-feira

14h

Eliane da Silva Lopes/ Narjara Teloken Kipper/ Ivo Lair Hagemann

22

 

Quinta-feira

19h

Carmem Bender / Sérgio Schulz

22

 

Sábado

17h30

Cristina Portela / Juliana Leão

11

 

 

  • Grupos de Estudos do Livro O Céu e o Inferno/ Obras Póstumas

DIAS

HORÁRIO

COORDENADORES

PARTICIPANTES EM SET/2016

Quarta-feira

14h

Aradi Linhares / Maria Anai F.Towsend

16

Quinta-feira

19h

Dulci Hohgraefe / Vani  Rehbein

17

 

Sábado

17h30

Lucia Lima /Raquel Christmann

7

  • Grupo de estudo das Obras André Luiz

DIAS

HORÁRIO

COORDENADOR

PARTICIPANTES EM SET/2016

Quarta-feira

19h30

Jorge Steffens

31

Virtual

 

Jorge Steffens

Não consideramos como estudantes

Em setembro/2016, o grupo estavam na avaliação nº 421 emitidas até o momento da obras do espírito André Luiz. Neste ano, estão estudando a obra “Obreiros da Vida Eterna”.

ESTATÍSTICAS DA DIRETORIA DE ESTUDOS

 

  • Demonstrativo de quantidade de estudantes ativos matriculados por grupo

 

 

 

             

Situação

Estud. p/Gr.

LE1

LE2

EE

LM

GE

OPCI

AL

TOTAL

% ESTUD

A

M

43

26

17

14

11

5

11

127

25%

A

F

119

55

53

51

44

35

20

377

75%

 

TOTAL

162

81

70

65

55

40

31

504

100%

 

Observação: Tivemos em 2016 um total de 640 alunos matriculados, sendo que em setembro de 2016 verificou-se que somente 504 alunos ainda estavam estudando.

  • Quantidade de alunos por grupo

Título: Estudantes p/Grupos

  • Relação trabalhadores

 

 

 

 

    

 

DIRETORIA DE PATRIMÔNIO

Diretor: Nilo Kist

Adjuntas: Simonela Marques Ribeiro e Maria Leni Midon

          Essa Diretoria, no período de setembro de 2015 e agosto de 2016, promoveu a manutenção e limpeza dos ambientes, consertou, substituiu e fez aquisições, permitindo assim a utilização por todos os associados.

No mês de Setembro de 2015

1- Conclusão da reforma das cadeiras do salão;

2- Substituição do relógio da secretaria;

3- Escovação do chão da sala do Atendimento Fraterno;

4- Lavagem do carpete do salão;

5- Desmanchada a casinha da Feira do Livro para ser levada e montada no Parque da Oktoberfest;

6- Reveladas fotos da reforma do salão;

7- Aquisição de 2 pilhas recarregáveis para gravador do púlpito;

8- Colocação do reforço nos armários do AtendimentoFfraterno;

9- Conserto da fechadura do armário das camisetas;

 

No mês de Outubro de 2015:

10- Aquisição de uma torneira para cozinha da livraria;

11- Aquisição de um suporte para pano de prato para livraria;

12- Aquisição de um aparelho de som portátil para o púlpito;

13- Aquisição de um sensor de presença para livraria;

14- Troca da fotocélula da lâmpada de entrada;

15- Aquisição de um nobreak para o computador da livraria;

16- Lavagem das calçadas com lava-jato;

No mês de Novembro de 2015:

17- Aquisição de sistema eletro-imã para porta de entrada da livraria;

18- Concertado um dos microfones do púlpito;

19- Feita regulagem na porta de entrada da livraria, trocando bucha e pino;

20- Aquisição de mais um armário para a biblioteca dos Trabalhadores;

21- Conserto do cabo do notebook que conecta na caixa de som;

22- Conserto do microfone sem fio;

23- Conserto da porta anti-pânico;

24- Aquisição de um gravador para o grupo mediúnico dirigido por Marli Garibaldi;

 

No mês de Dezembro de 2015:

25- Forramos uma cadeira;

26- Foram feitos alguns ajustes nas cadeiras do salão que não estavam alinhadas;

27- Foram feitos ajustes do armário novo da biblioteca dos Trabalhadores;

 

No mês de Janeiro de 2016:

28- Colocação de piso no espaço embaixo da rampa, onde temos as samambaias;

29- Troca do o piso da sala 3;

30- Troca de 2 lajotas da sala de camisetas;

31- Ganhamos um microondas para a cozinha;

32- Troca da gaveta do balcãozinho da biblioteca dos Trabalhadores;

33- Aumento do armário das pastas da livraria;

34- Substituição da gaveta do caixa da livraria por duas gavetas;

35- Compra de um suporte de microoondas;

36- Aquisição de 2 vasos sanitários acoplados;

37- Substituição das lâmpadas florescentes da sala 1 e da cozinha;

38- Substituição de uma lâmpada fluorescente do salão por uma lâmpada de led

39- Feita limpeza com técnico nos condicionadores de ar ;

40- Restaurado o fogão industrial;

 

No mês de março de 2016:

41- Conserto da porta do saguão;

42- Solda nas 2 grades da cerca;

43- Colocação de 2 pés no armário das pastas da livraria;

44- Ajuste da porta de entrada da livraria;

45- Confecção de prateleiras para a Assistência aos Necessitados, para depósito de roupas recebidas;

46- Reforço da detetização;

 

No mês de Abril de 2016:

47- Troca da máquina do relógio do saguão;

 

No mês de Maio de 2016:

48- Confecção de novos pés para 4 cadeiras do salão;

49- Conserto do ventilador do salão;

 

No mês de Junho de 2016:

50- Troca do cabo de internet da sala de camisetas;

51- Conserto do cano que estava com vazamento na lavanderia;

52- Substituição de uma lâmpada do salão;

53- Lavagem de 2 tapetes na lavanderia;

54- Ganhamos um tapete para o saguão;

 

No mês de Julho de 2016:

55- Substituição da porta da sala do passe;

56- Substituição da fechadura do banheiro masculino;

57- Lavagem de mais 2 tapetes;

58- Troca da lâmpada florescente da sala do Atendimento Fraterno;

59- Substituição de todas as lâmpadas da livraria por lâmpadas led;

60- Compra de um adaptador HDMI para o notebook do púlpito;

61- Feitos alguns ajustes nas cadeiras do salão;

62- Manutenção dos extintores vencidos;

 

No mês de Agosto de 2016:

63- Lavagem de mais um tapete;

64- Compra de mais 2 vasos acoplados;

65- Instalação de 4 vasos sanitários;

66- Novos ajustes feitos nas cadeiras do salão;

67- Iniciada lavagem das paredes do salão;

 

    

DIRETORIA DA LIVRARIA

Diretor: Diogo Krainovik

Adjunta: Suzana Maria Guelso

- Movimento da Livraria, de outubro 2015 a setembro 2016:

VENDAS:

VALORES              R$ 105.736,85

PRODUTOS           5.223 obras

 

DOAÇÕES:                     

VALORES              R$ 898,88

PRODUTOS           58 obras

*Estas doações são para a Videoteca da A Caminho da Luz e outros, como a S. E. Em Busca da Luz, de Candelária, que, na Feira do Livro de lá, vende direto para a Prefeitura desta cidade, mas como não pode fazer nota fiscal, nossa Casa faz uma NFe para a Prefeitura, no valor de venda, e faz uma Nota de Doação para a Casa Espírita de lá, no valor do que esta receberia de desconto, o que seria o seu lucro pelas vendas).

 

COMPRAS:

VALORES              R$ 76.661,76

PRODUTOS           5.494 obras

*Doações de Livros Seminário Divaldo P. Franco 2015         R$ 14.190,00

                                                                                         1.191 Livros

(A compra havia sido feita em agosto para o Seminário em outubro, mas o lançamento da Nota de Doação foi feito em dezembro).

 

Compras de Livros Seminário Divaldo P. Franco 2016          R$ 19.474,00

                                                                                         1.391 Livros

Doações Seminário Divaldo P. Franco 2016                         R$ 19.954,19

                                                                                         1.378 Livros

Livros que vieram em consignação, do Francisco Ferraz Baptista:

          48 un. “Testemunhos pelo Cristo”          R$ 1.248,00

          30 un. “Nos Tempos de Paulo”              R$ 748,50

Destes livros, foram vendidos:

          14 un. “Testemunhos pelo Cristo”          R$ 728,00

  1. n. “Nos Tempos de Paulo”                R$ 349,30

*Doações para Associação Espírita Francisco de Assis por Francisco Ferraz Baptista (O Sr. Francisco Ferraz fez esta doação por engano para a S. E. A Caminho da Luz, sendo que era para a A. E. Francisco de Assis).

R$ 1.300,00 – 50 Livros “Testemunhos pelo Cristo”

- Participação e Atividades da Livraria Paulo de Tarso:

* Outubro 2015:

          - Seminário Divaldo P. Franco

          - Sarau Literário: Convidada – Marli Garibaldi

* Novembro 2015:

          - Seminário Médico Espírita promovido pela UME Santa Cruz do Sul

*Dezembro 2015:

          - Sarau Literário: Convidada – Bárbara Kunde

* Fevereiro 2016:

          - Sarau Literário: Convidado – Ênio Medeiros

          - Seminário Francisco Ferraz – Lançamento do Livro “Testemunhos pelo Cristo”

* Março 2016:

          - Seminário com Divaldo Pereira Franco

* Abril 2016:

          - Seminário Divaldo P. Franco

          - Promoção de aniversário da S. E. A Caminho da Luz

* Junho 2016:

          - Feira do Livro de Candelária

          - Venda ingressos Chá da UME - SCS

          - Sarau Literário: Convidada – Miriam Theisen

* Agosto 2016

          - Venda de ingressos Galinhada da UME - SCS

          - Sarau Literário: Convidada – Cristina Portela

* Setembro 2016

          - Feira do Livro de Santa Cruz do Sul

          - Feira do Livro de Venâncio Aires

          - Feira do Livro de Vera Cruz

          - Venda ingressos Seminário Anete Guimarães – Promoção UME SCS

 

- Procuramos voltar com atividades que envolvessem mais a estrutura da Livraria Paulo de Tarso, bem como as obras disponíveis para estudos: Saraus Literários e participação nos eventos da UME SCS. Também houve uma abordagem junto à Diretoria de Trabalhos Públicos no sentido de sugerir obras que estavam disponíveis para venda, como temas dos Trabalhos Públicos;

- Em todas estas participações, obtivemos um retorno muito positivo com a divulgação das obras e um retorno em vendas satisfatório.

 

    

DIRETORIA FINANCEIRA

Diretora: Renice Maria Weiss

Adjunta: Rejane Teresinha Sbaraini

          A Diretoria Financeira realizou, ao longo do período de outubro de 2015 a setembro de 2016, o que segue:

          - arrecadação das receitas da Associação, inclusive rendas, donativos, legados, mensalidades, depositando-as em conta desta Associação, em estabelecimento bancário escolhido pela Diretoria;

           - recolheu ao estabelecimento bancário os saldos julgados disponíveis pela Diretoria;

          - efetuou os pagamentos autorizados pela Diretoria ou pelo Presidente, preferencialmente em cheques;

          - manteve rigorosamente em ordem e em dia, escriturados com clareza e precisão, os livros da Tesouraria;

          - prestou à Diretoria ou ao Presidente, sempre que solicitado, todos os esclarecimentos necessários sobre os serviços e atividades da Tesouraria;

          - manteve em ordem e em dia o cadastro geral dos associados para efeito de verificação de mensalidades;

           - apresenta em anexo os documentos necessários para aprovação do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo.

 

    

 

                                                  CONCLUSÃO

Ao concluir este Relatório Anual de Atividades, desejamos manifestar nossa mais profunda gratidão a todos os trabalhadores desta Associação, que, de forma incansável, dedicam-se à causa do bem e a sua transformação moral para melhor.

Anonimamente, em funções diversas, diretores, trabalhadores, colaboradores, não importando a função, mas conscientes de que o mais importante é servir com amor, dedicam-se sem esperar reconhecimento, tampouco algo em troca, sabedores de que “Fora da Caridade não há Salvação”.

Manifestamos o reconhecimento desta Diretoria a todos os irmãos, amigos, que ao longo desta gestão, procuramos sempre estimular ao trabalho com Jesus, buscando a união, a tolerância, a fraternidade. Irmãos valorosos que, temos certeza, dão aquilo que de melhor possuem à causa do bem.

Externamos nosso carinho, respeito e gratidão aos Benfeitores Espirituais incansáveis, que nos conduzem e coordenam os rumos desta casa, através da intuição fraterna, do envolvimento amigo e que, em todos os momentos, nos amparam, minimizando as nossas mazelas, a nossa ignorância.

Finalmente, agradecemos a Jesus, o Amigo Incomparável de todos nós, pela grandiosa oportunidade de servirmos na Seara do Bem, de podermos trabalhar nosso universo íntimo na luta diária, que a Reencarnação nos propicia e que o amor de nosso Pai nos concede.

A todos, nosso muito obrigado!

 

                                                    Santa Cruz do Sul, 20 de Outubro de 2016.

 

Carlos Francisco Junges                                                      Marli de Freitas Garibaldi

          Presidente                                                                        Vice-Presidente

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