Fundação da Sociedade EspíritaA Caminho da Luz” - Breve  Histórico

      Aos trinta dias do mês de Abril do ano de 1944, à Rua Tenente Coronel Brito, Nº 299, na cidade de Santa Cruz do Sul, RS, reuniu-se a Assembléia Geral dos organizadores de uma Sociedade Espírita, para o fim especial da fundação da mesma, estudo e aprovação dos Estatutos, escolha do nome porque a mesma será reconhecida e eleição da respectiva Diretoria e Conselho Fiscal.

      Iniciados os trabalhos às 15:00h, foi feita pelo irmão Benildo Leal de Moraes, uma pequena explanação, do que seria esta Sociedade Espírita, sendo logo submetido a estudo e aprovação o projeto dos Estatutos que foram aceitos, com pequenas retificações e alguns acréscimos.

      A seguir, foi posto em votação o nome que seria dado a Sociedade Espírita, sendo aprovado por maioria o seguinte: - “A Caminho da Luz”.

      Em continuação, foi eleita a seguinte Diretoria e Conselho Fiscal, por aclamação:

      * Presidente: Benildo Leal de Moraes;

      * Vice-Presidente: Jorge Teixeira;

      * 1º Secretário: Omar B. Schilling;

      * 2º Secretário: Elisa Gil Borowsky;

      * 1º Tesoureiro: João Carlos Meurer;

      * 2º Tesoureiro: Alice Borowsky Neumann;

      * Bibliotecário: Paulo Romeo Schilling.

      * Conselho Fiscal: Ruben Borowsky, Oscar Carlos Trarbach e Vicente Brasil Farias.

      Estiveram também presentes na reunião: Romilda Costa Karnel, João A. das Chagas, Julieta Loureiro Schilling, Maria Sontag Von Borowsky, Waleska Schilling, Luiz Milton Lis, Reinaldo Jacobus, Ervino Jauer, Idalina Rodrigues Lara, Adel da Cunha, Esteliano R. Belmiro Maria, Josi Alves, Juvenal Maciel, Maria Fea Lis, Victor A. Hart, Aurélio Bandeira, Manoel Antonio de Freitas, Reinaldo Luiz da Silva, Santos Charão e Damasio Freitas.

      Através da médium Julieta Schilling, em mensagem recebida na reunião mediúnica, foram informados que o Espírito Protetor da nova sociedade espírita era Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. Posteriormente, cuidaram do registro da Sociedade Espírita, bem como das providências a tomar para compra dos móveis, após verificação dos dados da tesouraria. A seguir, organizaram a inauguração pública, que ficou marcada para o dia 19 de Julho de 1944. Nesta oportunidade, com a presença de todos os membros da Diretoria e a maioria dos sócios, o presidente Benildo Leal de Moraes, discorreu sobre o tema “A marcha espiritual da humanidade e sua evolução religiosa”, explicando sobre os fatos e religiões desde os primórdios da humanidade e sobre o fundamento histórico, científico, filosófico, moral, religioso do Espiritismo e sua finalidade.

      Omar Schilling, em 11 de Agosto de 1944, responsabilizou-se pelo desenho de uma Placa para a Sociedade Espírita, que após ser apresentado, foi aprovado, sendo prontamente confeccionada pelo referido irmão. Na reunião de Diretoria do dia 03 de Outubro de 1944, o irmão João A. das Chagas, em poucas palavras, faz um apelo para se organizar uma caixa de donativos, para empregar em benefício de pessoas sem recursos materiais, a ser distribuído na data em que se comemora o Natal, sendo esta idéia muito bem acolhida e aprovada pelos presentes.

      Prosseguiam os estudos de “O Livro dos Espíritos”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Livro dos Médiuns”... e todos os poucos trabalhadores, reunidos como um feixe de varas, em constante vigilância e oração, solicitavam ao Alto, aos Espíritos Amigos, que dessem aos dirigentes da nova sociedade espírita, muitas luzes e bênçãos, para prosseguirem e caminharem sempre “A Caminho da Luz”.

- Estes dados foram coletados nos Cadernos de Atas, redigidos a punho pelos próprios trabalhadores responsáveis, entre os quais, Elisa Gil Borowsky e que se encontram arquivados.

      Abaixo segue relação de datas comemorativas. No Regimento Interno, Cap V – Diretoria de Trabalhos Públicos Doutrinários – Art. 44 – As Datas Comemorativas da Soc. Esp. “A Caminho da Luz”, são:

  1. 31/Março – Desencarne Allan Kardec (1869).
  2. 11/Abril – Desencarne do Patrono Espiritual da Soc. Esp. “A Caminho da Luz” – Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1900).
  3. 18/Abril – Dia da Publicação e Lançamento de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec (1857) – Dia Nacional do Espiritismo.
  4. 30/Abril – Aniversário de Fundação da Soc. Esp. “A Caminho da Luz” (1944).
  5. 29/Agosto – Nascimento do Patrono Espiritual da Soc. Esp. “A Caminho da Luz” – Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831).
  6. 03/Outubro – Nascimento de Allan Kardec (1804).
Topo