Gentileza Ação que Contagia

A ESSÊNCIA DA GENTILEZA

          A palavra GENTILEZA, derivada do latim gentilis, que significa “da mesma família ou clã”, ou derivada do termo gens, cuja definição é “grupo de famílias existentes no início da formação de Roma”. Ambas trazem-nos a ideia de nobreza, de bem-tratar os outros, deixando-nos claro que a GENTILEZA lida com a atitude humana de valorizar as pessoas.

         Sua etimologia chega até ao adjetivo gentil, à pessoa que é delicada, amável e cuidadosa com o outro e, principalmente, à ideia de ser humano, de pessoas, de homens convivendo com homens, de humanidade.

         Sem a GENTILEZA o ser humano está só, portanto ela significa o cuidado que um indivíduo tem pelo outro e que é expresso de várias formas através da compaixão, solidariedade, fraternidade, etc. “A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano” (Joseph Joubert).

         GENTILEZA é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo do ser humano muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possa (e deva) ser educado, a GENTILEZA, nele, é uma característica diretamente relacionada com seu caráter, valores e ética; tendo a ver, por isso, com o desejo de contribuir para a formação de um mundo mais humano e eficiente para todos.

Topo